Como identificar a eficácia dos treinamentos da sua Empresa em 4 passos

Há alguns motivos para se realizar um treinamento, o principal deles é o desejo de mudança, certo? Desejar sair de um ponto atual A onde se encontra, para conquistar melhores resultados, aumentar a rentabilidade, entre outros objetivos, ou seja, um ponto B futuro.

O primeiro passo para identificar se os treinamentos aplicados na sua Empresa são eficazes, é ter definido muito bem esse ponto B desejado. Isso porque ele é o objetivo principal a ser atingido, o ponto estabelecido. Sem o conhecimento pleno deste e a disseminação entre os gestores e colaboradores envolvidos responsáveis, o treinamento pode ser perdido pelo caminho e isso ninguém deseja. A informação deve ser utilizada a favor do crescimento da Empresa, a falta de uma comunicação eficaz pode impactar diretamente no resultado desejado.

O segundo passo para mensurar a eficácia dos treinamentos da sua Empresa  é verificar se a área que recebeu o treinamento atingiu as mudanças desejadas. Além da comunicação dos objetivos e compartilhamento das metas, o comportamento da área vai mudar de acordo com aprendizado da equipe. No final o ponto B foi alcançado? Para ter essa percepção é necessária a documentação dos novos processos.

Em terceiro lugar, é importante saber se o treinamento saiu da teoria para a prática, se todo o conteúdo foi ajustado à realidade e à cultura da Empresa. Eles estão aplicando as novas práticas no dia-a-dia? A transformação dos novos conhecimentos em aprendizado está diretamente relacionada à prática correta de todos o conteúdo transmitido durante o treinamento.

O Quarto e último, mas não menos importante passo para verificação da eficácia dos treinamentos é a  análise do ganho do setor foco. Qual foi o Retorno do Investimento em números reais?  Mais do que ter treinado, ter a prática aliada à teoria, o impacto sobre o orçamento deve ser perceptível e isso acontece com processos e indicadores bem alinhados e estruturados. Afinal o  progresso tem que ser visualizado, o simples fato de não ter como mensurar já é um indicativo de falta de eficácia e desperdício de tempo e dinheiro. Sempre busque meios de verificação.

Esses quatro passos podem te ajudar a balisar o que está acontecendo hoje na sua Empresa. Contudo não se assuste caso o resultado não seja o desejado, use esses balisadores a seu favor para lhe ajudar a conquistar melhores resultados investindo em Treinamentos (realmente) Eficazes.

Ana Carolina A. Lima e Mahayla Haddad para 6Mais

Leia Também:

Cadastre seu e-mail para receber nossas
últimas notícias e idéias inspiradoras.

Web Design: