Cultura de Dados x Tomada de Decisão Eficiente

cultura

Segundo uma pesquisa da Deloitte, 82% dos seus entrevistados acreditam que Cultura é uma potencial vantagem competitiva para a Empresa.

Ainda de acordo com eles, sabendo que o comportamento das lideranças e os sistemas de recompensa afetam diretamente o desempenho organizacional, atendimento ao cliente, engajamento e retenção de colaboradores, Empresas líderes estão usando dados e informações comportamentais para gerenciar e influenciar sua cultura.

Essa pesquisa nos proporciona informações ricas e relevantes para uma melhor atuação no mercado hoje, aliás, nada melhor que dados consistentes para nos auxiliar quando decisões precisam ser tomadas, não é mesmo?

Informação é Poder!

Não é de hoje que conhecemos essa famosa afirmação e ela não deixou de ser atual.

Principalmente nos dias de hoje, saber é poder, isto posto, gostaria de te fazer uma pergunta, por quê é que ainda tantos executivos ficam a mercê da intuição e dados fictícios no dia-a-dia?

A tecnologia hoje nos proporciona rastreabilidade e com isso confiabilidade quando se trata de dados. Ao mesmo tempo, é preciso estar atento às fontes.

Partindo do ponto que toda a atividade de uma área gera informação e que a documentação destas atividades podem resultar em um histórico importante para analisar estratégias atuais, corrigir percursos e melhorar resultados, a conclusão que chego é que tudo está ao nosso alcance, basta conseguirmos ajustar algumas engrenagens.

Plataformas digitais e mecanismos de automação de áreas vieram para nos dar uma bela ajuda nesse caminho da geração e gestão de dados.

O melhor de tudo? Hoje essa tecnologia é acessível tanto para as grandes Empresas como para as Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Há uma forma inteligente de fazer negócio nos dias de hoje que se ajusta às necessidades e aos orçamentos da sua Empresa, busque e encontrará a opção certa para o seu negócio.

Não apenas isso, mas também treinar nossos Líderes e Equipes para a importância da formulação de dados internos e da busca de dados confiáveis no mercado.

A junção dessas duas práticas impactam em melhorias de gestão, processos e tomadas de decisões.

Além disso, falando por cima, é possível termos ganhos na rentabilidade dos setores, posicionamento estratégico de talentos e na competitividade do negócio.

Tudo isso significa trabalhar a Cultura Organizacional para a Cultura de dados, ou seja, utilizar a informação correta a favor do seu negócio.

A Cultura de Dados e a Tomada de Decisão Eficiente andam de mãos dadas

O Presidente ou CEO de uma Empresa não se arriscaria a ponto de tomar uma decisão importante sem antes checar dados concretos e confiáveis relacionados ao assunto que está tratando.

Essa é uma informação básica e de conhecimento geral do público, agora, por que é que esta não é uma prática adotada sempre por todos os demais colaboradores que trabalham em conjunto, na mesma Empresa deste Presidente?

A Cultura Organizacional é muitas vezes deixada de lado devido aos incêndios tenebrosos que insistem em aparecer no nosso dia.

Contudo não é uma justificativa plausível, afinal a Cultura da Empresa é o que determina o seu modo de operação e como mencionei no começo do artigo, ela é uma potencial vantagem competitiva, o que pode determinar a perenidade do seu negócio.

Na era da tecnologia e da informação, a Cultura de Dados é um reforço para buscarmos a procedência dos fatos e a confiabilidade dos autores, afinal, servirão de bases para análises estratégicas, inteligência e Tomada de Decisão. É preciso estar atento!

Ana Carolina A. Lima para 6Mais.

Leia Também:

Cadastre seu e-mail para receber nossas
últimas notícias e idéias inspiradoras.

Web Design: