A famosa relação Treinamento x Competitividade, será que já está ultrapassada?

Diariamente nos deparamos com situações que nos estimulam a usar nossa criatividade, é um exercício inevitável e saudável tanto para nós como para nosso ambiente corporativo.

Já dizia Vicente Falconi, da FALCONI Consultores de Resultados, “não existe maneira melhor de aprender os assuntos de interesse da empresa do que resolver os seus próprios problemas. Aprende-se muito gerenciando da forma correta.” Afinal, Gerenciar é resolver problemas e para isso requer um exercício técnico e mental estimulando o aprendizado que por sua vez impacta na competitividade da Empresa.

Aprender vai além de encontrar caminhos para sanar uma dúvida, eliminar um problema ou atingir uma meta, ele se enraíza na cultura, se torna constante e vital para o crescimento no setor e mercado. Envolve a busca das melhores práticas, tendências de mercado, TREINAMENTO e LIDERANÇA.

Chegamos onde queríamos, TREINAMENTO, em caixa alta para demonstrar a importância dessa prática na manutenção da competitividade corporativa. Uma organização que não acompanha a evolução de seu tempo está fadada à estagnação e ao fim. O mundo evolui constantemente com tecnologias e por causa delas novas práticas, novos processos, simplificações, facilidades, velocidade e por aí segue uma série de inovações e APRENDIZADOS.

Mais uma vez, nos deparamos com o APRENDER e ele está diretamente ligado ao TREINAR, que por sua vez resulta em se manter COMPETITIVO, ok, mas onde vamos chegar? Na maneira que você está treinando seus colaboradores.

Vou lhe fazer algumas perguntas e se para alguma delas a sua resposta for NÃO, lhe convido à fazer uma reflexão sobre a eficácia do caminho que está escolhendo para conquistar o principal objetivo estratégico da sua empresa e se ela sobreviveria da forma que está diante de uma crise. Vamos lá:

  1. Quando se está planejando os treinamentos ideais para cada setor, é levado em consideração o principal objetivo estratégico da empresa?
  2. O treinamento proposto resolve pelo menos os dois principais problemas que o CEO ou o Presidente da Empresa precisa resolver?
  3. Ele é coerente com a cultura da Empresa e com o Plano de Ação do setor?
  4. Ele é estimulante, atualizado e praticável?
  5. Foram determinadas maneiras de medir o resultado que ele vai trazer às equipes?
  6. Foi determinado um orientador responsável por acompanhar a prática da teoria?

Reflita. O conhecimento é uma arma poderosa para a competitividade, equipes treinadas e bem lideradas abrem caminho para o empoderamento e melhoria de processos. Solucionar problemas gera conhecimento, desta forma, investir corretamente em educação e melhores práticas podem te colocar à frente na busca por excelentes resultados.

Ana Carolina AB Lima e Mahayla Haddad para 6Mais

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