Inovação e Resultado: o que há de novo nisso?

Já está bem clichê dizer que empresas precisam sempre inovar para atingirem melhores resultados, não é mesmo? Mas sabe o pior? É VERDADE!

Inovar é trazer algo ainda inexistente dentro da empresa para que outro algo dentro dela mude. Esse “algo” pode ser uma ideia, uma mudança, uma atitude enquanto esse “outro algo” seja uma redução de custos, um novo serviço ao mercado, um melhor aproveitamento. A junção disso tudo será maior valor agregado e maiores RESULTADOS.

Mas como diz Donald Dauscha, Diretor Corporativo de Tecnologia e Inovação do Grupo Siemens no Brasil, “não adianta chegar na empresa e avisar aos funcionários “hoje quero que todos comecem a inovar”. A inovação deve ser um processo gradual e pensado na realidade da empresa, englobando todos os colaboradores e todas as partes que fazem a empresa se movimentar.

Mas para que você seja capaz de inovar com sua empresa, você tem que ter identificados os problemas enfrentados e as necessidades encontradas, o que precisa ser modificado ou otimizado. Ter um mapeamento daquilo que merece mais atenção é ESSENCIAL para que os objetivos fiquem claros e possam ser alcançados com SUCESSO!

Além da ideia de englobar os colaboradores com um amplo sistema de ideias e sugestões, para uma prática de integração de todas as áreas da corporação é importantíssimo que eles estejam CAPACITADOS. A inovação não precisa ser em produtos ou serviços, pode ser em PESSOAS, até porque pessoas são a alma de um negócio. Para isso, uma palavra: TREINAMENTO.

Para todo sucesso, há um treinamento e no mundo corporativo não haveria de ser diferente. Portanto, investir em treinamento é importante e inovação é investimento. Como ainda diz Donald “inovação de resultados é, principalmente, um alinhamento inteligente de pessoas competentes, um bom ambiente, processos sistemáticos e dinheiro bem aplicado”.

E para finalizar, nenhum processo de inovação é realmente satisfatório se não for monitorado e acompanhado. Não dá para saber como a empresa reage às abordagens de inovação se esse processo não for verificado. Então, com todas as etapas estruturadas e terminando em um bom ACOMPANHAMENTO e verificação, o modelo de INOVAÇÃO na sua empresa vai chegar ao tão esperado SUCESSO.

Mahayla O. Haddad para 6Mais

Leia Também:

Cadastre seu e-mail para receber nossas
últimas notícias e idéias inspiradoras.

Web Design: